Ensino Fundamental

Ao longo da escolaridade, o compromisso do COLÉGIO DANTAS é levar seu filho a adquirir

competências e habilidades que permitam o desenvolvimento da sua capacidade de aprender a aprender.

1° ao 5° ano

Nos anos iniciais ( 1º e 2º ano do Ensino Fundamental) o trabalho dos professores visa a adaptação dos alunos à rotina e às novas demandas escolares. Saber utilizar os cadernos, a agenda, responsabilizar-se pelos materiais que devem ser levados para a escola ou para casa, usar adequadamente objetos emprestados do colega e da própria escola ou cuidar do espaço coletivo, são procedimentos que as crianças aprendem nesse segmento, pois são considerados conteúdos a serem ensinados.

No 4º e 5º ano as crianças passam por uma mudança qualitativa, ampliando suas possibilidades de análise e reflexão, permitindo que a postura de estudante, que vem sendo desenvolvida desde que entram na escola, possa ser administrada com mais autonomia e organização. As crianças conduzem suas atitudes frente aos compromissos escolares, como agendar, fazer anotações de aula, cumprir prazos, realizar estudos pontuais, cuidar com mais autonomia dos materiais, expor, ouvir e considerar diferentes pontos de vista.

A lição de casa aborda conteúdos importantes relacionados ao trabalho desenvolvido em sala de aula: pode complementar a aula dada ou configurar-se como mais um espaço de reflexão sobre determinado assunto, iniciando uma proposta que terá continuidade nas aulas seguintes.

6° ao 9° ano

Nesse segmento da escolaridade assistimos a uma mudança definitiva e profunda na vida dos alunos, os últimos traços da infância dão lugar a um novo corpo e a novas formas de compreender o mundo. Essa é a adolescência, uma pequena revolução com repercussão em todos os âmbitos da vida, que na escola é concretizada em condutas que simbolizam claramente esse crescimento. Para responder a essas mudanças na forma de desafios e estímulos ao desenvolvimento, a escola também precisa se modificar.

Assim, o COLÉGIO DANTAS no Ensino Fundamental II, introduz algumas mudanças e procura através delas manter o que foi construído nas séries anteriores: o vínculo do conhecimento com o processo de aprendizagem. Para cada novidade no desenvolvimento psicosocial do aluno, responde-se com uma proposta nova para o funcionamento pedagógico.

As novas ferramentas para pensar e aprender tornam o aluno mais questionador e crítico e, para corresponder a essas novas possibilidades intelectuais, os diversos conteúdos distribuem-se nas disciplinas , cada uma utilizando uma metodologia de resolução de problemas.

A troca do professor de classe como principal mediador de conflitos e como referência para todas as situações é vivida como símbolo de amadurecimento. As necessidades passam a ser de outra ordem e o coordenador educacional surge como figura importante para apoiar os alunos nessa nova etapa. A integração da equipe docente conseguida por meio de um processo contínuo de formação dos professores, também contribui positivamente para o apoio necessário aos alunos.

O currículo ganha, gradualmente, um caráter mais político e cada vez mais voltado para o universo além dos muros da escola. É tempo de discutir profundamente os acontecimentos culturais, políticos, econômicos, tecnológicos, do meio ambiente, tanto referentes a contexto próximos como distantes.